História

A ECOS (Equipe de Comunicação Sindical) é a primeira ONG no Nordeste que se dedicou à comunicação sindical e popular, fundada em 2 de maio de 1984 com o apoio da Ação Católica Operária, Central Única dos Trabalhadores, Sindicatos dos Metalúrgicos de Pernambuco e Sindicato dos Securitários de Pernambuco, ainda na ditadura militar​.

​Além de iniciar no estado a produção de jornais sindicais de forma profissional, organizou biblioteca para os trabalhadores, produziu vídeos, promoveu cursos de treinamento em comunicação sindical. A Ecos nasceu com a função de organizar a comunicação dos sindicatos e a apoiar os movimentos sociais.

A ECOS ficou esquecida de 1991 à 2019 quando foi resgatada por um grupo de jornalistas que viram a necessidade de sua retomada diante das violências sofridas pelos trabalhadores nos últimos anos, a partir de 2015 volta ter a mesma função de 1984, principalmente depois do golpe parlamentar e das Fakes News e do desmonte dos direitos e perseguição a sindicatos e movimentos sociais e a violenta luta no campo. Por acreditar que comunicar é um direito cidadão, a ECOS retorna suas atividades em um momento de crise econômica, moral e política.

Endereço

Rua Itacajá, 43, Casa Amarela - Recife, 52070-320

Contato
  • ecos@ecoscomunicacao.org.br
  • (81) 98123-8300
  • https://ecoscomunicacao.org/