Sobre

o Mapa da Comunicação Popular de Pernambuco

O site georreferenciado com informações sobre os coletivos de comunicação do estado é uma base de dados online que permite a qualquer usuário acessar de forma rápida e intuitiva informações dos coletivos de comunicação popular sobre data de fundação, número de integrantes, temas abordados, periodicidade da produção, formas de financiamento, bem como conhecer suas redes sociais e acionar contatos diretos dos grupos.

O Mapa é o primeiro passo e referência do projeto que pretende incidir nas áreas de pesquisa; capacitação; e produção colaborativa de conteúdo.

Tem como objetivo visibilizar e fortalecer as ações das organizações locais que atuam especialmente em comunidades periféricas. Na sua maioria, compostas por lideranças jovens, pessoas negras e mulheres.

COORDENAÇÃO Laércio Portela. PESQUISA, PRODUÇÃO E REVISÃO Martihene Keila, Laércio Portela e Gilberto Luiz. IDENTIDADE VISUAL E DESENVOLVIMENTO DE SITE: Paula K. e Juliana Santos (Mirah Ateliê de Ideias).

Realização

MARCO ZERO CONTEÚDO

Entidade sem fins lucrativos, fundada em 2015, no Recife, que tem por objetivo qualificar o debate público promovendo o jornalismo investigativo e independente, especialmente na cobertura de violações de direitos e na defesa da democracia. Integra o Conselho Executivo e Deliberativo da Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e dos Festivais 3i e Fala de Comunicação, Cultura e Jornalismo de Causas.

Parcerias

COLETIVO SARGENTO PERIFA

Criado em 2020, no Córrego do Sargento, no bairro da Linha do Tiro, Zona Norte do Recife, para dar a devida visibilidade aos seus moradores, desfazendo o retrato manchado da periferia apresentado pela mídia tradicional, e elaborando projetos democráticos que representem a comunidade de uma maneira plural.

REPÓRTERES SEM FRONTEIRAS

Organização não-governamental independente com status consultivo na Organização das Nações Unidas (ONU), na Unesco, no Conselho da Europa e na Organização Internacional da Francofonia (OIF). Atua internacionalmente e também no Brasil na defesa a liberdade de imprensa e expressão; e no apoio a iniciativas de jornalismo independente.