História

Coletivo de mídia independente criado em 2019, como projeto de extensão, por quatro estudantes do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco, em Caruaru. O grupo enxergou no Agreste a oportunidade de organizar um veículo com enfoque no jornalismo cultural, considerando a grande quantidade de rádios com programas sobre política e economia, sem espaço, por exemplo, para a música regional.

O coletivo busca desenvolver uma linguagem plural e dar visibilidade tanto aos cantadores quanto aos artistas da região que produzem seus conteúdos para além das festas juninas, época em que a mídia tradicional aparece. Projetos como Pernambuco em Cena e Pernambuco em Jazz já renderam premiações para o grupo em editais.

Na pandemia, o coletivo dedicou-se à produção de colunas com conteúdos variados voltados para a cultura do Agreste, desde literatura indígena à afro-brasileira. Apesar da iniciativa ter sido criada em um ambiente acadêmico, o objetivo do grupo é tornar o Café Colombo um coletivo de comunicação e jornalismo cultural para além da universidade, com uma linguagem menos elitista e mais acessível. Acreditam que projetos da cidade mais direcionados à cultura, como Capoeiras d’Angola e Estação Ferroviária, por exemplo, ainda não ocupam os holofotes que deveriam ocupar.

Endereço

Rua Martins Afonso, 380, São Francisco, CEP 55006-280, Caruaru

Contato
  • colombocafe5@gmail.com
  • 81 9 91545761 / 81 9 92604089 / 87 9 99177721
  • https://medium.com/@cafecolombo