História

O coletivo Sargento Perifa é um veículo de mídia independente criado por dois estudantes de jornalismo incomodados com o estereótipo negativo da comunidade do Córrego do Sargento, que era apresentado nos jornais policiais apenas por questões de violência, tragédias ambientais, dentre outros problemas.

Com a intenção de criar um portal que pudesse mostrar o que acontece na comunidade e dar a devida visibilidade aos moradores, desfazendo o retrato manchado da periferia, apresentado pela mídia tradicional, as equipes do Sargento Atitude, Correndo na Linha, Sargentinho Futebol Clube e o Sargento em Folia, se uniram a outros moradores e, através disso, outros projetos como Muda Sargento, Alfabetiza Sargento e Sargento em Movimento foram tirados do papel. Hoje, o coletivo conta com 20 projetos.

A equipe, – na sua maioria, jovem – é formada por pessoas que lutam por quebrar barreiras sociais, se esforçando por elaborarem projetos democráticos que representem a comunidade de uma maneira plural. Entre o grupo, estão inseridos jornalistas, pedagogos, professores de educação física, designers de interiores, administradores, enfermeiros e advogados, historiadoras, trancistas, nutricionistas, todos unidos em um só propósito: a melhoria da comunidade através de uma comunicação horizontal, onde ninguém ganha mais que ninguém e tudo o que se conquista é para o interesse de todos.

Endereço

Rua Córrego do Sargento, 10, Linha do Tiro, Recife - PE. CEP - 52131420

Contato
  • sargento.perifa@gmail.com
  • 81 98659-2735 (martihene)/ 81 8433-5797 (gilberto)
  • https://coletivosargentoperifa.com/