História

A Livroteca Brincante do Pina fica na comunidade do Bode (zona sul de Recife). E começou a existir oficialmente em 2008 por meio da iniciativa de Kcal Gomes, que fez de sua palafita um espaço de inclusão social, pensando em proporcionar leitura, criticidade, educação, integração artística, cultural e ambiental, além de lazer para as crianças e jovens que vivem em contexto de vulnerabilidade. A Livroteca trabalha a comunicação popular através de produções audiovisuais - como o Cine Bode Expiatório - e rádios comunitárias que, juntas, abordam temas de interesse da comunidade.

A rádio comunitária A Voz da Lama, idealizada pelo projeto, funciona em veículos alternativos, como bicicleta e barco, além da internet, considerando a importância de meios de transporte mais sustentáveis e saudáveis. O objetivo é informar a comunidade do Bode de forma popular sobre temas como saúde, alimentação, política, drogas, pesca, entre outros. Sempre mesclando as informações com música e poesia. Comunicação do povo para o povo. O coletivo acredita que não adianta estar em vários meios de comunicação se a mensagem não for entendida por todos os públicos. É preciso representatividade.

A iniciativa, segundo os colaboradores, visa combater a pobreza dentro da comunidade do Bode através do livre acesso ao conhecimento e da cidadania, preparando as crianças e os jovens da própria comunidade para serem cidadãos críticos e protagonistas de suas próprias vidas.

Endereço

R. Artur Lício, 291 - Pina, Recife - PE, 51011-150

Contato
  • (81) 98595 0195 | Kcal Gomes - Fundador da Livroteca Brincante do Pina - (81) 98318 2510 | Magda Alves - Coordenadora de Comunicação da Livroteca Brincante do Pina
  • http://www.livrotecabrincantedopina.siteo.one/