História

A Coletiva foi criada em agosto de 2020, diante de uma situação de urgência social agravada pela crise sanitária da Covid-19. Atua para garantir que mulheres (cis e trans), negras, indígenas, periféricas e pesqueiras tenham direito à vida. A iniciativa está organizada na comunidade do Bode, uma das mais carentes do bairro do Pina, zona sul do Recife. Inicialmente com nove integrantes, atualmente a Coletiva Cabras conta com 20 pessoas, a maioria de mulheres negras.

O bairro, que é uma das primeiras comunidades pesqueiras do Brasil, continua com os mesmos problemas de décadas: falta de saneamento básico, moradia digna, água potável, urbanização adequada e acesso à informação e à cultura. As mulheres negras e periféricas sofrem ainda mais das injustiças e desigualdades nesse cenário. Para a Coletiva Cabras, a retomada de voz dessas mulheres é um caminho primordial no enfrentamento ao racismo, o machismo e a invisibilização por meio de escuta, trocas e diálogos. Para entender suas demandas e histórias de vida.

As mulheres que idealizaram e hoje constituem a Coletiva são moradoras da Comunidade do Bode, amigas e participantes de coletivos de outras comunidades, que partilham conhecimentos, saberes e experiências, criando, assim, uma rede de apoio e construção conjunta. Entre as inúmeras atividades realizadas pelo grupo estão o podcast Terra Fértil, oficinas de teatro e fotografia, aulas de alfabetização e letramento para mulheres, mães solos e periféricas.

Endereço

Bairro do Pina, Comunidade do Bode, Cidade do Recife

Contato
  • coletivacabras@gmail.com
  • 81 986639252
  • https://linklist.bio/coletivacabras