História

A Banda Cultural Coco de Umbigada marca seu nascimento há vinte e quatro anos atrás. Originária da comunidade de Paratibe -Paulista-PE, no século passado, os mestres coquistas João Amâncio e Zé da Hora realizavam ali a manifestação tradicional conhecida como Sambada de Coco. Esta celebração era realizada com os familiares e a comunidade local. Com a morte dos mestres, o Coco se cala por quase trinta anos. Em junho do ano de 1998, a musicista e articuladora social Mãe Beth de Oxum e seu marido o músico Quinho Caetés neto dos saudosos mestres coquistas, articulam toda a família e a comunidade, recuperam a secular zabumba ancestral, que era usada pelos mestres e com muita autoestima todos voltam a realizar a Sambada de Coco do Guadalupe, em Olinda–PE. Além de realizar as Sambadas, o grupo realiza shows de música e dança em todas as regiões do país e fora dele.

Em 1998 participou dos ciclos carnavalesco e junino nas cidades de Recife e Olinda,

Em 2000 fez sua primeira turnê em São Paulo tocando no Sesc Belenzinho e na Casa de Show Blem Blem. Em 2001 foi ao Rio de Janeiro, tocar no Rio Scenarium e no Circo voador, em noite de festa pernambucana com a cirandeira Lia de Itamaracá e o Cordel do Fogo encantado.

Em 2003 tocou nos festejos dos ciclos culturais de Pernambuco, em 2005 tocou no Centro Cultural Dragão do Mar em Fortaleza.

Em 2006 participou do Encontro de Culturas Populares da Chapada dos Viadeiros em Goias. Em 2007 volta ao Rio de janeiro para participar da Bienal da UNE.

Em 2008 participa do Encontro Nacional dos Pontos de Cultura em Brasília.

Em 20010 Faz sua primeira turnê internacional, participa do Festival Del Caribe em Santiago de Cuba. Em 2011 participa da 29 Bienal de São Paulo no Parque Ibirapuera-SP,

Em 2012 toca no Rio 20, Conferencia das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável. Em 2014,2015, 2016 2017 Festival Coco de roda Zumbi Olinda.

Em 2015 Virada Cultural de São Paulo no Vale Anhangabaú. Festival Canavial na cidade Aliança. Festival Negra América em Salvador Bahia. Festival Latinidades Brasília DF. Festival de Culturas Populares de Serra Talhada PE. Festival AfroTranscendence na Casa do Red Bull em São Paulo.

Em 2016 Ciclo Carnavalesco e Junino de Pernambuco.

Em 2017 Tributo a Virgulino em Serra Talhada PE. Festival Canavial em Limoeiro. Festival Negro Samba Sim em Recife- PE. Festival Polo Cultura Viva Serra Talhada PE. Em Julho 2017 Turnê Europeia, Ta na Hora do Pau Comer em Berlim -Alemanha, Viena - Áustria, Berna - Suíça.

Em 2018 Ciclo carnavalesco-PE, Festival da juventude na UFF- Universidade Federal Fluminense-Niteroi- RJ, Seminário Conexão ,PE em Serra Talhada; I Festival Inquietações 2018 – UNE na UFPE em Recife;

Ciclo Junino na Cidade de Porção – PE; Festival de Inverno de Garanhuns – Garanhuns/PE; Mercado municipal de Santos – SP; Festival Percurso – Campo Limpo SP.

Em 2019 Ciclo Carnavalesco – PE; Festival Abril Pro Rock 2019 – Recife/PE; Aldeia Vale Dançar – Petrolina/PE; Fliste Feira Literaria de Serra Talhada- Serra Talhada/PE.

Em 2020 Ciclo Carnavalesco – PE; São joão Digital da Prefeitura do Recife; 7º festival Coco de Roda Zumbi Olinda – Festival Online.

Em 2021 Showcase do Porto Musical – Online;

Em Agosto de 2021 Mãe Beth de Oxum foi reconhecida como Patrimônio Vivo de Pernambuco; Festival Gastronômico – Olinda dá Gosto no Mercado Eufrásio Barbosa.

Em 2022 – 8ª edição do Festival Coco de Roda Zumbi Olinda – Edição Online; Sambada de Coco do Guadalupe em Homenagem ao Titulo de Patrimonio vivo de Mãe Beth de Oxum- Edição online; Em Abril Coco de Umbigada – Mãe Beth de Oxum e feijoada da Tia Nice; Jongo do Coreto Convida Coco de Umbigada e Mãe Beth de Oxum; São João das Cidades de Pesqueira e Arcoverde e Recife; 30º Festival de Inverno de Garanhuns; SESC Pompeia/SP; Aldeia Indigena Tenondé Porã/SP; Casa da Cultura Municipal Freguesia do Ó/SP; Feira Preta na Praça do Campo Limpo em São Paulo; XI Festival Canta Mulher – Recife.

Endereço

Rua João de Lima 42, Guadalupe, Olinda. CEP: 53240570

Contato
  • sambadadecoco@gmail.com
  • 81996451865
  • https://sambadadecoco.wordpress.com