História

A Gruvi é um coletivo de mídia independente criado em 2020 por cinco estudantes do curso de Jornalismo e Comunicação Social da UFPE. André Santa Rosa, Giovanna Carneiro, Heloíse Barreiro, Júlia Rodrigues e Vinícius Lucena, motivados pelo jornalismo cultural, enxergaram no Recife, cidade de grandes festivais e diversidade musical, um espaço para construção de um veículo que falasse sobre música pernambucana, contrapondo-se ao fato de que os jornais comerciais estão cada vez mais segmentados e que existe uma lacuna em relação à visibilidade de trabalhos musicais independentes e suas narrativas periféricas no estado.

Partindo daí, os estudantes passaram a produzir e divulgar no site e redes sociais uma série de entrevistas com artistas negros de Pernambuco. Artistas como Gabi da Pele Preta, Cannibal, Uana Mahin, entre outros. Abrindo o diálogo com muitos artistas e manifestações culturais pouco representados na mídia, com enfoque especial em nomes da Mata Norte.

Para o grupo, a música atinge todos os públicos. Isso abre possibilidades para um debate popular com profundidade, com rodas de conversa entre músicos, professores e produtores musicais, por exemplo, diversificando a fala, através do repertório dos envolvidos, com pautas horizontais, que incluam diferentes públicos, de diferentes lugares, abordando desde a música experimental até o piseiro. Nos projetos futuros do coletivo estão a realização de oficinas de crítica em escolas públicas, cobertura de eventos musicais, dar visibilidade para lançamentos de discos e investir na produção da revista na versão digital e impressa.

Endereço

Rua João Ramos, 211, 52011-080

Contato
  • revistagruvi@gmail.com
  • (82) 993296928
  • https://www.gruvi.com.br/