História

A Retruco é uma agência de jornalismo independente de Pernambuco idealizada por jovens jornalistas, cineastas e designers que buscam novas maneiras de contar histórias através da combinação de formatos audiovisuais e textuais com um olhar crítico, sensível e criativo. A iniciativa surgiu em 2008, a partir de seis integrantes. Cinco estudavam na UFPE, e se dividiam entre os cursos de Jornalismo, Cinema e Design Gráfico.

A ideia inicial foi de Luane Ferraz, hoje jornalista, que montou todo o projeto, um esboço de como iria funcionar e ficou em busca de pessoas que pudessem entrar nessa com ela. “Eu tive muito cuidado. queria muito que a retruco desse certo. Com cuidado pra chamar as pessoas, já tinha essa rede de amigos do cinema, do design e do jornalismo, então lancei a proposta”, conta.

A Retruco acredita na diversidade de contextos para a construção do todo. O time é composto por cineastas, jornalistas e designers que, juntos, operam, decidem e estabelecem iniciativas criativas e de negócios do grupo.

O projeto vem sendo reformulado por seus integrantes que, hoje, definem a Retruco como um laboratório de jornalismo independente. Os editais têm sido a forma de arrecadar recursos para contribuir na produção de reportagens especiais da agência.

Endereço
Contato
  • 81 997213148
  • https://retruco.com.br