História

A Rádio Comunitária Aconchego (RCA) é uma organização de comunicadores populares que mantém o funcionamento de infraestruturas comunitárias de comunicação e promove formação para coletivos nas temáticas de Comunicação Popular e Autonomia Tecnológica. As principais ações são a produção de conteúdo radiofônico e organização dos conteúdos em formatos digitais (blog, web-rádio e podcasts).

A rádio fica localizada dentro do prédio do Serviço Integrado de Saúde (SIS), nos limites dos bairros Engenho do Meio, Roda de Fogo e Sítio das Palmeiras. Com a chegada da pandemia, desenvolveu várias iniciativas de comunicação com enfoque nas ações de solidariedade nas periferias, incluindo a construção do Mapa solidário (mapasolidario.riacho.info) em parceria com outros coletivos, visando dar visibilidade às ações de solidariedade realizadas nas comunidades da Região Metropolitana do Recife.

Em paralelo, o grupo contribui com a produção e edição de áudios e vinhetas para organizações e coletivos parceiros, como Fórum de Mulheres de Pernambuco, Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, Blogueiras Negras, Escambo Coletivo, dentre outros. Esses conteúdos circularam pela internet e pelas bikes de som em diversas comunidades da Região Metropolitana do Recife. Também trabalha em parceria com a Rádio Paulo Freire (vinculada à UFPE), realizando distribuição de conteúdos para rádios comunitárias, rádios web, universitárias e públicas; gestão da lista de transmissão de conteúdos livres para circulação nas comunidades; e apoio técnico/operacional para o funcionamento do site da rádio pública.

Endereço

Rua Lindolfo Color 65, Engenho do Meio, CEP - 50730-600

Contato
  • 81 99721-5409
  • https://radioaconchego.milharal.org/