História

Uma linda e empoderada história. Em 1997, estreava em Palmares, Mata Sul de Pernambuco, o programa Rádio Mulher, uma iniciativa do Centro das Mulheres do Cabo – CMC, para incidir em uma pesquisa do IBGE, na qual colocava aquela região como sendo a de maior índice de analfabetismo do Estado, na qual quem ocupava o 1º lugar eram as mulheres como sendo as mais prejudicadas.

O rádio foi o meio pelo qual, a ação do CMC foi iniciada, por ser o instrumento que fazia companhia as mulheres em casa ou no trabalho do corte da cana. Um grupo de mulheres da Região foi qualificada para serem locutoras, produtoras e técnicas tendo o acompanhamento da equipe de comunicação do CMC.

Esta iniciativa trouxe empoderamento as mulheres que passaram a ter informações sobre violência contra a mulher, direitos sexuais e reprodutivos, políticas públicas e isso mexeu com as estruturas machistas, patriarcais e canavieiras da região e da população masculina que não estava acostumada a ter suas posturas questionadas.

Foi um marco no campo da comunicação e da organização das mulheres dos municípios vizinhos onde a programação era sintonizada. Ficamos por 10 anos na região.

Em 2005 , trouxemos a experiência para ser realizada no município do Cabo de Santo Agostinho, e atualmente pode ser ouvida de segunda a sexta, das 8h às 9h, pela Rádio Calheta FM 98,5 e também pela página do facebook.com/centrodasmulheresdocabo.

Endereço

Rua Padre Antônio Alves, nº20, Centro, Cabo de Santo Agostinho, PE.

Contato
  • 81 98422.3629 (WhatsApp )
  • https://www.mulheresdocabo.org.br/