História

O laboratório Observatório da Vida Agreste (OVA) é uma iniciativa de professoras/es e alunas/os do Núcleo de Design e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), campus Agreste. Nesse laboratório, encontram-se pesquisas, projetos de extensão e ações que abordam o contexto sócio-cultural do Agreste de Pernambuco, onde vivem mais de dois milhões de pessoas. Mas não somente isso: o OVA é um espaço que quer discutir o mundo e é um fórum permanente de debate acerca de questões como territorialidade, modernidade e regionalidade, buscando superar falsas dicotomias e enxergando sempre um global/local carregado de elementos contemporâneos, identidades múltiplas, intertextualidade, hibridez, desconstrução e pluralidade.

A nossa proposta é construir um programa que abarca nossas diferentes ações, projetos de extensão e de pesquisa com foco em Comunicação. Assim, o OVA aborda projetos e ideias na área de mídias sociais, rádio, produção cultural, jornalismo, podcasts e produtos impressos (como revistas, por exemplo). O laboratório possui ainda um site que organiza a produção, bem como a divulga e fomenta. Essas atividades derivam também das salas de aula, já que nosso objetivo é de fato unir ensino, pesquisa e extensão em um programa que abarque nossas disposições.

O OVA se propõe a trazer mais visibilidade - fugindo de estereótipos comuns - para uma região culturalmente rica e importante na conformação social, política e cultural do país. O programa possui como mérito fomentar e difundir saberes, criar estratégias em redes, integrando extensão, pesquisa, docência e arte em formatos multi, inter ou transdisciplinares entre Universidade, empresas e outros setores da sociedade, com ações transformadoras através do conhecimento, cultura e troca de experiências. Foi criado em 2016 e hoje abarca extensões como O Moderno Popular, Solte Sua Voz, Rádio Cordel e Radionovelas, além de pesquisas como Repórter-Amador, Celebrificação do Cotidiano e Já Não se Faz Notícia Como Antigamente.

Com a equipe em crescimento, no corpo docente, as professoras pesquisadoras Fabiana Moraes (coordenadora), Giovana Mesquita e Sheila Borges (vice-coordenadora) e o professor pesquisador Diego Gouveia integram o time. Nossos discentes são do Núcleo de Design e Comunicação: Géssica Amorim, Maria Souza, Layane Lima, Lucas Santos, Artur Pedrosa, Ayrton Hascemberg, Pedro Fillipe, Rayanne Elisã, Heberton Martins, Beatriz Lima, Bianca Lima, Daniel Nascimento, Laís Guedes, Carla Nogueira, Gabriel Pedroza, Victória Melo, Laís Tavares, Cecília Távora, Maiara Sousa, Nicole Grevetty, Gabriel Vila Nova, Evandro Lunardo, Olívia Barbosa, Ayrton da Cruz, Sarah Rego, João Pedro Santos, Ana Gabriela Reis, Pedro Gomes, Caroline Celeste, Emily Monteiro, Luiz Lopes, Vitória Lima, Victória Carvalho, Felipe Barros, Eduardo Silva, Ricardo Lemos Cecília Souza e a graduada Valderiza Pereira.

Endereço

Av. Marielle Franco, s/n - Km 59 - Nova, Caruaru PE, 55014-900

Contato
  • 81999689791
  • https://medium.com/ova-ufpe