História

O Núcleo de Juventude, Educação e Comunicação de Mirandiba nasceu com o projeto Educquilombo – Educação Escolar Quilombola, desenvolvido pela Articulação Social das Comunidades Quilombolas (Ascquimi) e o Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), para realizar mídia advocacy no município de Mirandiba, sertão central pernambucano, em defesa das Diretrizes Curriculares Municipais da Educação Escolar Quilombola do município.

Meninas e meninos dos quilombos da cidade vêm utilizando da educomunicação para conquistar os seus direitos e se fortalecerem enquanto sujeitos políticos que defendem interesses coletivos e mobilizam outras pessoas em torno de suas pautas e objetivos sociopolíticos. Com o auxílio de processos formativos e atividades em campo, a comunicação se tornou um instrumento para pressionar as autoridades públicas a adotarem medidas concretas em prol de uma educação de qualidade, que respeite a ancestralidade, a negritude, a terra e os próprios estudantes.

Ações de lambe-lambe, exibições em praça pública, panfletagem, exposições multimídia e produção de conteúdos para o meio digital são algumas iniciativas desenvolvidas pelo Núcleo para promover os direitos humanos, a comunicação popular e garantir que suas narrativas sejam sementes.

As produções audiovisuais estão disponíveis no site do CCLF e no YouTube da TV Viva Olinda, ambas organizações parceiras do Núcleo.

Endereço

Rua Francisco De Carvalho Barros, 49 - Centro, Mirandiba - PE

Contato
  • 87 99919-8978
  • http://cclf.org.br