História

Cansado do estigma de violência que marca os discursos produzidos pela imprensa tradicional sobre a comunidade do Tururu, localizada na cidade de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, um grupo de jovens decidiu lançar mão dos próprios celulares, câmeras e microfones para desenvolver reportagens, filmes e videoclipes originais que ressaltam não apenas os problemas, mas a cultura e a autoestima dos moradores.

Criado em 2008, o coletivo constitui uma valiosa experiência de midiativismo de favela. A primeira ação da organização foi o lançamento de um informativo impresso; a segunda, lançar um documentário, intitulado “Tururu: justiça, paz e vida”. Este documentário conta a história da comunidade a partir das narrativas compartilhadas pelos moradores do local e foi premiado em 2012 pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Em 2014, mais um prêmio, dessa vez oferecido pela Secretaria Nacional de Juventudes pelo conjunto das ações.

O coletivo trabalha com formação de comunicadores populares, produção de vídeos, documentários, fotorreportagens, exposições de fotografia e fortalecimento comunitário. Além de Paulista, tem atuado na Região Metropolitana da capital, especialmente nas cidades de Igarassu e Olinda e no bairro de Jardim São Paulo, no Recife. Destaque para o fortalecimento de outros coletivos, articulação em rede, debate social sobre segurança pública e ações de prevenção à Covid-19.

Endereço

Rua Sao João Evangelista, 33. Tururu - Janga - Paulista, 53439690

Contato
  • coletivotururu@gmail.com
  • (81) 9 9808-7784
  • https://coletivoforcatururu.blogspot.com