História

O Coquevídeo - Formação e Experimentação Audiovisual se consolidou em 2019, mas é fruto de uma articulação que desde 2006 desenvolve diversas ações em prol da consolidação de um campo de produção de arte e comunicação na comunidade do Coque.

Frente a uma narrativa hegemônica que lê o Coque como “morada da morte” e que oculta toda sua diversidade e sua produção de arte e conhecimento, incentivar o olhar que vem de dentro da comunidade e as produções artísticas das moradoras e moradores é fazer nascer um Coque desconhecido por muitos, mas latente nos afetos de quem vive e se forma dentro dele.

Se produzir imagens é mobilizar afetos, construir discursos, confirmar “verdades” e consolidar imaginários sociais, identitários e políticos, então é muito perigoso e infértil que essa ferramenta potente continue concentrada em tão poucas mãos. A democratização da produção audiovisual no Brasil é inadiável.

Foi entendendo essa urgência de impulsionar a formação e difusão de novos olhares de dentro da periferia para o mundo, que surgiu o Coquevídeo. Durante um ano, fomos incentivados pelo Edital do Funcultura Audiovisual de Pernambuco. Realizamos inúmeros encontros, oficinas com profissionais do cinema pernambucano, exercícios e produções audiovisuais, dentre elas videoclipes, curtas documentais, curtas de ficção e video-performances.

Nossa experiência tem sido tão rica e apresentado resultados tão potentes que concluímos que, com ou sem incentivo, o Coquevídeo não pode parar. Seguimos nos reiventando e e explorando as possibilidades que o audiovisual proporciona, partindo dos repertórios e inquietações que compõe a experiência de cada um(a) e do repertório que criamos juntes, em diálogo com a comunidade, a cidade e o mundo.

Endereço

Rua Jacarau, 31, Coque, Ilha de Joana Bezerra, Recife. CEP: 50.080.380

Contato
  • (81) 995423166
  • https://www.naperifa.org