História

O Blogueiras Negras é construído por uma comunidade de mulheres comprometidas com gênero e raça. Este grupo reuniu-se e institucionalizou em um site (blogueirasnegras.org/), que reúne e estimula a produção para veículos de comunicação independentes produzidos por e para mulheres negras. Trabalha com histórias de vida e interesses diversos; juntando esforços em torno de questões da negritude, feminismo e da produção de conteúdo. O projeto reúne uma comunidade muito produtiva de blogueiras, com aproximadamente 200 autoras, mulheres e negras dispostas a tornar a escrita uma ferramenta contra opressões incidentes sobre a mulher negra como racismo, sexismo, lesbofobia, transfobia, homofobia, classismo e gordofobia.

A iniciativa funciona online e offline, um coletivo de mulheres negras que escrevem, falam e produzem conhecimento a partir de suas vivências e experiências como mulher negra. Ressaltam o feminismo negro como plano de fundo e assim como se alimentam dele, se esforçam e tentam construir para que possam alimentá-lo suas histórias, experiências e prática.

Promovendo a livre produção de conteúdo, partindo do princípio de que às mulheres negras sempre lhes foi negado lugares e discursos. O projeto visa dar visibilidade aos seus assuntos e tornarem-se protagonistas das suas próprias lutas e vidas.

Um dos objetivos do Blogueiras Negras é promover e celebrar a cultura afrodescendente através da mídia negra, usando como instrumentos as bases midialivristas e democráticas de comunicação, buscando sempre o diálogo com a sociedade, sempre deixando nossos espaços abertos a interação, contribuindo com a comunidade na troca de informação.

Endereço

Região Metropolitana do Recife

Contato
  • blogueirasnegras@gmail.com
  • 81 995139862
  • http://blogueirasnegras.org/