História

O coletivo Caranguejo Uçá é um núcleo de comunicação comunitária criado em 2002, na Ilha de Deus, comunidade pesqueira localizada na zona sul do Recife, com população estimada em 2 mil moradores. Tem foco na conservação ambiental do ecossistema do manguezal e sua relação com os territórios pesqueiros na perspectiva de “contribuir para o processo de construção do pensamento crítico e favorecer a descoberta da capacidade e força inerentes a todo ser humano, através da identificação de suas potencialidades.”

A proposta é construir relações e diálogos com coletivos e pessoas para fortalecer e ampliar as perspectivas de ações de transformações, como mecanismo de impulsionar a cadeia de expressão, conhecimento e criatividade. O coletivo já publicou um livro da Ilha de Deus e tem rádio comunitária, atividades de organização de mulheres e ações ambientais. “Não queríamos ser só mais uma ONG, não acreditamos nessa linguagem. Somos isso por causa da organização, mas sobretudo, somos um grupo de amigos que discute o país e o mundo”, explica Edson Fly, cofundador do coletivo.

As principais narrativas do movimento envolvem mulheres pretas, diversidade, comunidade tradicional pesqueira quilombola, tendo produzido parcerias com outros grupos de mídia independente de Pernambuco e outros estados do país, assim como coletivos que atuam na área de combate a crimes ecológicos, como derramamento de óleo. Integram o grupo, oito pessoas, de dentro e fora da comunidade, sendo três mulheres e cinco homens.

Endereço

Rua São Geraldo, 96, Imbiribeira (Ilha de Deus), Recife, cep 51150194

Contato
  • canaguejouca@gmail.com
  • (81) 9 8862-2062 e (81) 9 9113-9712
  • http://caranguejouca.blogspot.com/