Conheça nove podcasts produzidos no Nordeste para você ouvir

Por Júlia Vasconcelos Brasil de Fato | Petrolina (PE)

A produção de podcast no Brasil está em efervescência. Isso coloca o país como líder em um ranking, publicado pela Voxnest, de países que mais produziram podcast desde o começo da pandemia, em 2020. Apesar disso, na lista de top 10 podcasts mais ouvidos no Brasil divulgado no último ano pelo Spotify, principal serviço de streaming do país, nenhum era produzido no Nordeste. 

Quando partimos para observar quem são os consumidores dessa plataforma, o Nordeste aparece como a segunda região com mais ouvintes, atrás apenas do Sudeste, segundo dados da Pesquisa Ibope Podcast – 2019. Ainda assim, com uma diferença considerável: 51% dos consumidores são do Sudeste, enquanto 23% são do Nordeste. 

“Existe uma grande relutância em ouvir sotaques nordestinos. Crescemos entendendo os sotaques do eixo sudestino como o ‘normal’ e o padrão nacional”. É o que aponta Flávia Santos, podcaster pernambucana e ouvinte. Para ela, a dificuldade de encontrar identificação com quem se ouve é uma barreira para consumir e mesmo se sentir apto a produzir, na maioria das vezes sem recursos. 

Pensando nisso, o Brasil de Fato Pernambuco reuniu 9 podcasts produzidos na região para fortalecer a produção de conteúdo local. Há uma gama de temas sendo tratados, desde o entretenimento à produção acadêmica, e sobretudo há uma presença marcante de mulheres nas plataformas. Confira:

1 – Kilombas

O Kilombas Podcast é feito por mulheres cearenses e é uma inspiração do livro “Memórias da Plantação”, de Grada Kilomba. Grada nasceu em Lisboa, Portugal, e é uma teórica negra que reflete sobre memória, raça, gênero e pós-colonialismo em sua obra. O projeto surge como um espaço para falar dos assuntos do cotidiano das mulheres negras. Episódio para começar a ouvir: “Representatividade no mundo da moda”.

Instagram: @kilombaspod

2 – Cirandeiras

O projeto nasceu da vontade de fazer escuta de mulheres e suas lutas em cada canto do Brasil, para formar uma grande roda de inspirações. É apresentado pela jornalista pernambucana Joana Soarez e a jornalista e educadora popular, Raquel Baster, mineira que morou dez anos no sertão nordestino. Episódio para começar a ouvir: “Especial Mulheres Quilombolas – Uma ciranda com autoras negras femininas”.

Instagram: @cirandeiraspodcast

3 – Sertões de Fato 

O Sertões de Fato é um podcast em parceria com o Brasil de Fato e surge como o primeiro podcast feito no sertão, por sertanejos e com foco nas na realidades da região. Dentre os temas tratados estão notícias no geral, política, cultura e saúde. Episódio para começar a ouvir: “A importância da luta antirracista no contexto atual”.

Instagram: @sertoesdefato

4 – Deixe de Pantim:

Ainda no sertão, o Deixe de Pantim conta com quatro mulheres pernambucanas com uma proposta de dosar entretenimento e discussões de questões sociais, com uma linguagem simples e acessível. Além disso, busca pautar o mundo através de uma visão da região em que vivem. Episódio para começar a ouvir: “O que você sabe sobre o semiárido?”. 

Instagram: @deixedepantimcast

5 – Malamanhadas 

Malamanhadas é um espaço de diálogo construído e pensado por mulheres, que surgiu para espalhar as palavras dos feminismos. O objetivo é levantar debates que contribuam para a união, protagonismo e garantia de direitos das mulheres na sociedade. A equipe é formada por quatro mulheres piauienses. Episódio para começar a ouvir: “Caché Feminista – As travestis e transexuais no Piauí”.

Instagram: @malamanhadas 

6 – Chá com a Impostora 

Produzido pela pernambucana Anna Terra, o Chá com a Impostora oferece um espaço seguro para compartilhar vulnerabilidades com leveza, sejam elas na vida pessoal ou profissional: ele trata sobre como a Síndrome da Impostora se manifesta em nossa vida. Episódio para começar a ouvir: “A impostora entre profissionais da saúde”.

Instagram: @chacomaimpostora 

7 – Elas Pesquisam

Produzido pelas pesquisadora Eliana Coelho e Cláudia Costa, o Elas Pesquisam é um podcast que tem por objetivo compartilhar pesquisas feitas com mulheres e por mulheres, e também debater temas atuais tanto da política como do mundo do entretenimento, tudo isso com um olhar feminista e o humor cearense. Episódio para começar a ouvir: “Feminismo e agroecologia: pesquisa, militância e afeto”.

Instagram: @elaspesquisam 

8 – Budejo 

O Budejo é um programa realizado no Cariri, no Ceará, que procura levar as histórias, causos e arte dessa região para os quatro cantos do país, tratando sobre cultura, questões sociais e também trazendo humor. Episódio para começar: “A Invenção do Nordeste, com Durval Muniz”.

Instagram: @budejopodcast 

9 – Cantos do Sabiá

O podcast é do Centro Sabiá, organização pernambucana que há 26 anos desenvolve ações de promoção e fortalecimento da agricultura familiar e camponesa, com base na agroecologia. O projeto discute nos episódios soberania alimentar, agroecologia, e sustentabilidade. Episódio para começar: “Água para o campo, água para a cidade”.

Instagram: @centro_sabia

Edição: Vanessa Gonzaga