História

Somos um coletivo que atua em prol do desenvolvimento das comunidades da bacia hidrográfica do rio Beberibe, no seu médio e baixo curso. A região é formada por morros, córregos, planícies e alagados, nas periferias de Recife e Olinda, onde residem cerca de 500 mil pessoas.

A Redes do Beberibe nasce com o propósito de debater o futuro desta região por meio do jornalismo hiperlocal e de dados.  Se deixa levar pelos cursos d’água que atravessam a cidade periférica, no centro da maior concentração demográfica do estado de Pernambuco. Desponta para produzir conhecimento e cidadania no campo do meio ambiente, em um cenário de mudanças climáticas, mas não se limita a isso.

Nosso trabalho vem para atender a realidade de seus moradores na íntegra, perpassando temas como raça, gênero, história, educação, transparência pública, cultura, esporte e religião. Um coletivo feito por várias mãos, mas com os pés fincados em um único lugar. Acreditamos que a adoção dessa unidade territorial intermunicipal é uma forma de respeitar as divisões socioambientais, em vez de recortes político-administrativos. Antes de ser Recife e Olinda, é preciso ser Beberibe. Conhecer e defender o nosso chão é o motivo pelo qual existimos.

Nossa área de atuação é vasta, mas a base fica na comunidade do Alto Santa Terezinha, em Água Fria.

Endereço

Avenida Aníbal Benévolo, 1239, Alto Santa Terezinha (Água Fria), Recife-PE

Contato
  • redesdobeberibe@gmail.com
  • 81984692637
Redes Sociais