História

O Espaço Cultural das Marias foi criado em 2016 com a proposta de movimentar a cultura dentro do bairro do Ibura. O Ibura é um lugar rico de cultura e artistas que sempre precisaram sair do seu território para serem reconhecidos.

Somos um coletivo misto de pessoas negras e LGBTQIA+ com o modelo de cultura existente e resistente dentro da periferia. Construindo dentro da comunidade suportes de como compartilhar com os artistas, movimentar e produzir cultura. Articulando lugares para ensaios, produzindo eventos onde eles possam estar trazendo seus projetos e possibilitando que eles estejam em outros lugares também.

Hoje temos a proposta de divulgação desses artistas nas redes que tem tido um alcance muito bom, principalmente durante a pandemia. Trabalhamos na construção de um projeto de criação de um espaço físico onde poderemos produzir quem faz a cultura dentro das periferias. Além disso, atuamos também com fotografia, educação social e produção de eventos, feiras pretas, enaltecendo sempre os nossos criadores de cultura no território.

Hoje temos como perspectiva uma produtora onde conseguiremos aglutinar mais artistas e produzi-los ao ponto que eles recebam o valor justo pela sua arte.

Nesses últimos dois anos foram produzidos alguns eventos, juntamente com outros grupos e coletivos independentes. Nosso projeto mais recente é o "Cultura de Favela" que entrevista artistas e grupos da comunidade do Ibura e é disponibilizado nas plataformas digitais como: Youtube, Instagram e Spotify como podcast.

Endereço

Rua Quarenta e Nove, 40, Zumbi do Pacheco, Ibura, Jaboatão dos Guararapes. CEP: 54.230-071

Contato
  • (81) 99666-3597