História

Em meados de 2012-2013, aconteceu um movimento da juventude Pankararu em abrir seu Ponto de Cultura Indígena, o PCI, programa idealizado pela ONG Thydêwá. Nesse espaço se inicia a produção de registros e divulgação das nossas tradições, cultura e costumes, histórias da nossa gente e assim nasceu o Povo Pankararu no Facebook.

A página no Facebook recebeu grande apoio da comunidade e se tornou um dos principais meios de contato e comunicação com o mundo externo das aldeias, gerando troca de saberes e informações. Com o passar do tempo, os assuntos políticos foram ganhando força nas nossas narrativas enquanto fortalecemos a nossa identidade cultural. Em 2018 sofremos um ataque criminoso e incendiário, destruindo uma escola e um posto de saúde, assim foi aberto um perfil no Instagram para fortalecer as denúncias e a luta por justiça. Esse perfil seguiu com uma característica mais crítica e politizada, mas também reverenciando nossas culturas e tradições.

Hoje o Povo Pankararu conta com diversos colaboradores, mas ativamente são:

Luciano Pankararu, um dos fundadores do PCI e da página do facebook,  professor indígena.
Bia Pankararu, colaboradora da página do facebook e abriu o perfil do Instagram, técnica em enfermagem e produtora cultural e ativista LGBT+.
Fykya Pankararu, estudante de biologia, artesão, detentor do saber e multiartista.
Gabrielle Pankararu, estudante de gerontologia, membro da COJIPE
João Vitor Pankararu, estudante de farmácia, membro da COJIPE e Apoinme
Guilherme Pankararu, estudante de odontologia  e ativista jovem.

Endereço

Território indígena Pankararu entre os municípios de Tacaratu, Jatobá e Petrolândia. CEP: 56480000

Contato
  • beatrizpankararu@gmail.com
  • (87) 98157-6516