História

O coletivo Ibura Mais Cultura foi fundado por jovens, em sua maioria negra e LGBTQI+, moradores do bairro do Ibura, localizado na periferia da zona sul do Recife-PE, com o objetivo de movimentar o bairro utilizando a arte como instrumento de transformações políticas, ocupando principalmente as praças, associações e escolas públicas. Ao longo dos dois anos de existência, vem realizando ações, eventos e projetos, construídos de maneira independente, trabalhando temas relacionados com as questões de raça, classe, gênero, sexualidade, política e Direitos Humanos, tendo impacto direto na reflexão sobre as problemáticas vividas e planejando estratégias de enfrentamento e mudanças.

Um coletivo é um grupamento orgânico ao movimento. É orgânico porque não é colado de fora para dentro, como são muitas organizações: surge diretamente de processos de luta ou de afinidades entre individualidades que compõe o movimento.

O coletivo empenha-se em estabelecer os mais sólidos laços de confiança com o povo (trabalho de base).
Enfim, em um momento de aprofundo aparelhamento dos movimentos pelos partidos, quem sabe são os coletivos de base a solução para, no fim das contas, conseguir reavivar a chama do povo contra a exploração e a dominação, que a cada dia aumenta mais e mais.

A mídia que institui o preconceito dentro dos bairros periféricos da região metropolitana se faz presente para falar de nosso bairro.

O Ibura, bairro de grande proporção, sofre com o descaso governamental e o enfraquecimento da credibilidade perante os demais bairros.

"Nossa" mídia não é nossa e nem nos representa.

Reportam a violência como se fosse o único ponto a ser visto no Ibura. Reportam o nosso bairro de maneira arbitrária e por diversas vezes, sensacionalista.
Nós somos mais do que eles fazem de nós.
Temos diversos problemas diariamente, mas se há algo que eles não sabem, é a nossa poesia.
Terra de água que arrebenta, o nosso Ibura é forte, forte como a correnteza. Temos pedras preciosas lapidadas e diamantes brutos a serem trabalhados.
É aí que o coletivo Ibura Mais Cultura entra.
Levaremos educação para aqueles que necessitam do conhecimento.
Levaremos esperança para aqueles que quase a perderam.
Levaremos noções sociais para quem é aluno de escola que descarta a sociologia para impedir o povo periférico de ser um povo pensante.
Levaremos atividades para manter nossa população afastada do foco do crime.
Levaremos dignidade para aqueles que são tratados como menos, pela elite.
Levaremos os principais instrumentos de trabalho social, a informação e a cultura.
Chega de ser visto como antro de violência.
Somos cidadãos de bem, de poucas oportunidades, que se transformarão em muitas.
Estamos aqui para abrir as portas.
Somos o IMC e esperamos contribuir para a melhoria da qualidade de vida de nossa gente.
Firmamos um compromisso com a comunidade e em especial com a juventude do bairro. Acreditamos em atividades culturais, formações lúdicas, como meio de transformação. E a junção direta com a tecnologia, por meio de áudio visual como instrumento de comunicação e conscientização dos envolvidos. Estamos em processo de construção. E contamos com você para contribuir com nosso crescimento!
Vem ser um parceiro!!
Juntos somos mais fortes!!

Endereço

Rua Alto Erval Novo, nº 50, UR10 - Ibura, Recife, 51310-090

Contato
  • (81) 98748-3322