História

Somos uma coletiva formada por mulheres negras de terreiro localizado no bairro do Ibura, zona sul do Recife, que tem o intuito de enfrentar o racismo, machismo, misoginia, racismo religioso, LGBTfobia,   opressão de classes, entre  outros marcadores de discriminação que geram violências.

O nosso principal objetivo é proporcionar estratégias para uma melhor perspectiva de vida para a juventude e pessoas negras, periféricas e LGBTQIAPN+, mantendo a memória viva dos nossos ancestrais, com intuito do aquilombamento e utilizando tecnologias pretas em diáspora como, por exemplo: a comunicação independente; mapeamento, gestão e produção de dados; artes visuais; educação popular; cultura popular e assistência social, a partir da oralidade, compartilhamentos e trocas aprendidos a partir da filosofia de matriz africana que vai desde a segurança alimentar, ao direito à saúde, educação e informação.

Ainda no ano de 2016, nasce um de nossos projetos mais antigos, “Cine Rua Escura”, onde levamos o cinema para a comunidade e fazemos discussões sobre o tema relacionado ao filme. Entre 2017 e 2020, a Coletiva integrou o Projeto Juventudes nas Cidades, coordenado pela FASE, em parceria com a Oxfam, participando da agenda de mobilização, formação e ações autogestionadas realizadas pelos grupos participantes nos seus territórios. Nesse contexto, a Coletiva realizou uma ação autogestionada, em parceria com o Espaço Cultural das Marias, que propôs apresentações de artistas da periferia dos mais diversos estilos musicais e apresentações de dança afro, associadas a ações sociais sistemáticas no Ibura.

Em 2019, aprovamos a nossa primeira edição pelo fundo SAAP, o projeto “Mapeando a Ancestralidade na Periferia” para a realização do mapeamento das Casas de Axé no bairro do Ibura. O mapeamento  é um projeto de coleta de dados e processo de escuta, troca e aprendizagem com os mais velhos, onde fizemos as visitações na área da comunidade que faz parte do município de Jaboatão dos Guararapes. Por consequência da pandemia, finalizamos essa primeira parte com a entrega de cestas básicas nos terreiros já cadastrados.  No mesmo ano também realizamos a construção do Pré-Ocupa através do projeto Ocupe Política e, desde a fundação, construindo realizações de eventos no mês da Consciência Negra em vários locais do Ibura.

No contexto recente, a Coletiva atuou, e tem atuado, de forma sistemática junto às famílias do território do Ibura no enfrentamento à pandemia e seus impactos na vida das pessoas; no compartilhamento de informações e acesso aos serviços públicos e na incidência coletiva de movimentos e organizações sociais para darem respostas às necessidades da população e com nosso Projeto Cine Rua Escura.  Além disso, começamos a organização para  a segunda edição do Mapeando a Ancestralidade na Periferia, mas ainda não conseguimos recurso para sua continuação.

Endereço

Rua Quarenta e Nove, 40, Zumbi do Pacheco - Ibura, Jaboatão dos Guararapes. CEP: 54.230-071

Contato
  • (81) 984144997