História

O CINE S.A é um grupo de produção audiovisual periférico e comunicação popular articulado por jovens moradores(as) do bairro de Santo Amaro, localizado na periferia do centro da cidade do Recife. Foi fundado no ano 2015 através da articulação de agentes/moradores/estudantes da região e iniciou suas atividades realizando sessões cineclubistas nas instituições educacionais públicas do próprio bairro, tendo como público-alvo jovens estudantes e moradores.

O grupo tem se organizado a partir de três eixos de atuação: 1º Realização de ações cineclubistas e de formação audiovisual em instituições educacionais, associações e ONG’s; 2º Fomento à produção audiovisual da região, assim como a inserção dos próprios moradores dentro do circuito de produção e circulação cultural, em especial na linguagem do audiovisual; 3º Articulação junto a outros coletivos para realizar ações em comunidades e bairros periféricos do Recife, tendo a proposta de articular espaços pelos agentes das periferias que pautem a criação estética e experimentação cultural a partir das referências locais.

Dentro de nossa trajetória de atuação no bairro, já realizamos inúmeras atividades que envolveram crianças, jovens e a comunidade no geral, em espaços formativos, de circulação, intervenções, como também, construímos no bairro uma rede de parcerias, como por exemplo, com as instituições educacionais (Escola José Maria, EREM Aníbal Fernandes e Escola Estadual Estácio Coimbra), Associações (Associação dos Moradores da Ilha Santa Terezinha) e espaços socioculturais (Grupo Ruas e Praças e AdoleScer), em Santo Amaro. Deste modo, o CINE S.A constitui-se como uma unidade de mobilização no bairro, envolvendo agentes comunitários, moradores, produtores e realizadores culturais. Tivemos nosso projeto de cineclube aprovado no 9º Edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco – FUNCULTURA 2015 / 2016, na categoria criação de cineclube.

Endereço

Rua Tupiniquins, nº 32, Santo Amaro - Recife/PE. (Comunidade de Santo Amaro). CEP: 50100-240

Contato
  • (81) 98355-6420 Felipe dos Santos
Redes Sociais
Temática Principal
Forma de distribuição
Ferramentas de Distribuição
Periodicidade
Público Alvo
Quantidade de Pessoas no Coletivo
Recursos de Financiamento