História

A comunidade de entra apulso é bastante empreendedora. Com as recentes mudanças em nosso saneamento básico, e a preocupação a respeito do meio ambiente surgiu o questionamento "qual o destino do óleo utilizado?". Assim, nasceu o coletivo Chié do Entra, que possui dez voluntários que, juntos, promovem um conjunto de ações e alternativas ecológicas potencializando a educação ambiental na comunidade. O ‘chié’, que é um animal muito presente no mangue de entra apulso e virou um símbolo importante para a comunidade, pois muitas famílias tiravam seu sustento da pesca desses caranguejos e, o nome "Entra" refere-se a comunidade de Entra Apulso.

A iniciativa do movimento partiu do Instituto Shopping Recife, que concedeu bolsas para moradores da comunidade darem início às pesquisas de campo para conscientizar os indivíduos, divulgar o projeto e experimentar os tipos de produção do sabão. Cada um ficou com suas respectivas áreas da comunidade e já formaram parceiros: moradores e microempreendedores locais.

O projeto recolhe o óleo dos moradores e transforma em sabão, horta, detergente, farmácia viva. Uma das principais formas de abordagem é através das redes sociais, a página do Instagram e o Canal do YouTube atuam como fontes de informações para a comunidade e outros seguidores, com orientações sobre educação ambiental.

Endereço

General Americano Freire, 12, Boa Viagem, Entra Apulso, Recife. CEP: 51.021.120

Contato
  • (81) 998456648
Temática Principal
Forma de distribuição
Ferramentas de Distribuição
Periodicidade
Público Alvo
Quantidade de Pessoas no Coletivo