Produção audiovisual de Tururu será lançada em São Paulo na série Ancestrais do Futuro 

O filme “Um Campo e suas Vidas” foi produzido pelo coletivo pernambucano e fala sobre como um campo de futebol contribui para a constituição de relações entre moradores

por Martihene Oliveira

A websérie Ancestrais do Futuro, realizada pela Fundação Tide Setúbal, que vai ao ar nos dias 8 e 9 de novembro, com lançamento em São Paulo, conta com a produção audiovisual de cinco coletivos do Brasil. Entre os cinco participantes, Pernambuco segue muito bem representado pelo Coletivo Força Tururu, de Paulista, com o curta-metragem Um campo e suas vidas

O filme conta a história do Campo do Tururu, e sobre como, através do futebol, ele fortalece as relações entre os moradores da comunidade. O campo foi palco de histórias de amor, encontros e reencontros e de diversos fatos curiosos, como o caso dos adolescentes que foram levados para jogar em um campeonato internacional. 

Segundo os produtores pernambucanos, Um campo e suas vidas fala de “histórias que nunca foram contadas e trabalhadas como potenciais para quebrar diversos estigmas que foram impostos à comunidade. A partir de agora, elas serão contadas por pessoas que viveram, sorriram, choraram e se emocionaram com um equipamento que é mais do que lazer. É um point de construções individuais e coletivas do Tururu”.

A websérie Ancestrais do Futuro é o resultado de um edital promovido pela Fundação Tide Setúbal, em junho deste ano, para coletivos de audiovisual em todo o Brasil. Mais de 20 iniciativas se inscreveram e cinco delas foram contempladas. Cada uma é responsável pela produção de um episódio, que será exibido no dia do lançamento e depois em seus respectivos territórios conforme decidirem cada iniciativa. 

É importante dizer que o Coletivo Força Tururu, desde 2008, atua com comunicação popular  comunitária para a prevenção e enfrentamento das violações de direitos no município de Paulista, território onde está localizado, mas também na Região Metropolitana do Recife. 

Sem parar, o grupo promove diversas intervenções no campo de formação, comunicação e incidência, ecoando vozes das periferias, visibilizando pessoas, problemas sociais e potências das favelas.

O evento será realizado no Itaú Cultural de São Paulo. Para realizar sua inscrição clique aqui.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário