História

A ideia de um grupo de amigos, moradores do Córrego do Jenipapo, Zona Norte do Recife, em 2014, se tornou um dos maiores projetos de comunicação comunitária do estado. O projeto Jenipapo em Foco, quando foi criado, se chamava “Jenipapo Hoje”, com o objetivo apenas de ser uma página de entretenimento sobre a comunidade na plataforma do Facebook. Mas, logo após realizarem uma solicitação para que fosse instalada uma praça no local, os moradores apoiaram a ação dos jovens e eles trocaram o nome para o que é hoje.

O coletivo tem um papel importante na denúncia dos problemas da favela e no fortalecimento do sentimento de pertencimento entre os residentes do local. Segundo Lucas Leandro, um dos criadores da página, o objetivo do Jenipapo em Foco é fazer cobranças por melhorias para a comunidade e fortalecer a cultura por meio da comunicação. “A falta de cultura por parte do poder público é grande no Jenipapo. Mobilizamos a comunidade para que ela começasse a fazer os trabalhos dentro do próprio bairro. Ganhamos mais credibilidade com os moradores e outras pessoas foram chegando para somar no coletivo”.

Com a chegada de novos integrantes – já são 21 - o Jenipapo em Foco foi se estruturando e surgiram iniciativas que não existiam na comunidade, desenvolvidas a partir da diversidade de conhecimentos e formação acadêmica de cada um. Entre elas, a criação de bibliotecas comunitárias, as jenipapotecas, geladeiras-bibliotecas espalhadas pelas ruas do bairro. Num projeto de estímulo à leitura e de ressignificação de algumas áreas do território.

Endereço

Rua Erundina Negreiro de Araújo , 708 , Córrego do Jenipapo, Recife -PE. CEP - 52091 026

Contato
  • jenipapoemfoco2014@gmail.com
  • 81 997050341