História

Coletivo Catucá surgiu pra ser floresta, quilombo, rios, mangues e, acima de tudo, precisamos ser o povo organizado que continuará a resistência contra aqueles que nunca deixaram de ser os senhores de engenho da nossa região, palavra que surge do tupi kutuc, que significa tocar em alguém disfarçadamente para lhe despertar a atenção.

Antes da invasão e da destruição europeia em nossas terras, Catucá dava nome a floresta que começava nos limites de Beberibe, passando pelo sítio dos Macacos e por São Lourenço, em direção ao norte, estendia-se pelos mangues e rios da região, chegando não muito longe da costa em ParO atibe até a ilha de Itamaracá.

Catucá já era a resistência em forma de quilombo que estava situado entre as matas dos engenhos Timbó e Monjope, estratégia de sobrevivência e organização política de negras, negros e indígenas que negavam a exploração e escravidão dos senhores de engenhos.

A nossa sempre foi uma só: Fazer conhecer a realidade da nossa cidade, buscar respostas e questionar a quem vem tornando nossa realidade um pesadelo, organizando a luta nos bairros e criando referência para o nosso povo.

Endereço

Cruz de Rebouças. Igarassu. CEP: 53.630-735

Contato
  • coletivocatucaa@gmail.com
  • (81) 993869135
Temática Principal
Forma de distribuição
Ferramentas de Distribuição
Periodicidade
Público Alvo
Quantidade de Pessoas no Coletivo
Recursos de Financiamento