História

A coletiva DARANGUNZA tem por missão a promoção de ações de proteção aos direitos humanos, e salvaguarda do patrimônio cultural das comunidades tradicionais na Região da Zona da Mata Sul do Estado de Pernambuco, território habitado por populações quilombolas, remanescentes de engenhos de açúcar, pescadores artesanais e extrativistas costeiros.

Nessa região, populações e povoados tradicionais têm visto seus espaços reduzidos, asfixiados pela ação de monopólio fundiário, secular e estrutural, exercido pelas usinas de açúcar e a ocupação massiva do espaço costeiro pelos do turismo desregulado e o racismo ambiental. O acontecimento de graves violações a direitos humanos é uma infeliz realidade histórica, agravada nas últimas décadas.

De acordo com a Comissão Pastoral da Terra, a Zona da Mata Sul de Pernambuco é a região com mais conflitos relacionados a população rural no Estado, dos 36 camponeses ameaçados de morte em Pernambuco, 20 vivem na Mata Sul, sendo esse o pior numero em 35 anos de registro da instituição.

A coletiva DARANGUNZA atua através da assessoria técnica, sistematização de informações significativas acerca das necessidades de nossa população, da promoção de espaços de escuta e diálogo, e busca sensibilizar para a importância da preservação das formas tradicionais de produção e ocupação dos espaços, do fortalecimento comunitário, da melhoria da qualidade de vida, do acesso à justiça e na busca por políticas de reparação.

Fundada em 2019, a coletiva tem sido exitosa na qualificação e ampliação do debate sobre as necessidades das comunidades tradicionais na Zona da Mata Sul de Pernambuco.

Um de nossos vetores de ação é a produção de conhecimento científico a partir e para nossas comunidades.

Endereço

Rua Laurindo Gonçalves de lima 130, Vila Nova Sirinhaem. CEP: 55.580.000

Contato
  • 81 994098641
Redes Sociais
Temática Principal
Forma de distribuição
Ferramentas de Distribuição
Periodicidade
Público Alvo
Quantidade de Pessoas no Coletivo
Recursos de Financiamento