Caranguejo Uçá e RSF promovem roda de conversa sobre liberdade de expressão e direito à cidade

Por Associação Comunitária Caranguejo Uçá

A comunicação é reconhecida como um direito humano, a criação e a livre expressão de pensamentos e informações são direitos constitucionais. Porém, nos últimos anos, tais argumentos vêm sendo utilizados para justificar discursos de ódio, carregados de preconceitos de cunho racista, misógino, lgbtfóbico, gordofóbico, antidemocrático e de intolerância religiosa.

Os corpos que freqüentemente são alvos desses discursos são justamente aqueles que são mais invisibilizados nos espaços e meios de comunicação considerados hegemônicos ou feito para as massas. No entanto, estes mesmos corpos são os que ocupam as ruas, favelas, quebradas, territórios tradicionais e periféricos dos centros urbanos reivindicando direitos básicos através de atos políticos, intervenções e grandes manifestações públicas.

Apesar da diversidade de bandeiras e lutas, há um objetivo em comum: o direito à cidade. O direito de viver e conviver em sociedade com serviços eficientes de moradia, abastecimento, saneamento, educação, saúde, lazer, mobilidade, segurança pública e alimentar garantidos pelo estado. Mas, como podemos tecer e fortalecer essa teia social heterogênea? Será mesmo que todas as nossas lutas cabem num único Cais? A comunicação que flui entre as organizações e movimentos de luta vem se fortalecendo? Porque dizem que devemos voltar para as bases, se delas nunca saímos? Como reconquistar a confiança do povo em um país que segue afundando em inflação, fome e miséria?

É nesse contexto de crise política, econômica e sanitária que a Ação Comunitária Caranguejo Uçá, convida organizações, coletivos e movimentos sociais de luta para uma roda de conversa, intitulada: “Liberdade de expressão na luta por direito à cidade.” Esta atividade faz parte das ações apoiadas pelo PAJOR (Programa de Fortalecimento do Jornalismo) e contará com a participação da RSF (Repórteres Sem Fronteiras).

Caranguejo Uçá é Arte e Solidariedade!

TEMA: “Liberdade de expressão na luta por direito à cidade.”

DATA: 20/04/2022
HORÁRIO: 15h
LOCAL: ANFI-TEATRO AÇÃO COMUNITÁRIA CARANGUEJO UÇÁ