Newsletter 06 de setembro de 2023

*|MC:SUBJECT|*
Logo

Os corres da comunicação independente e popular no teu e-mail.
Bora nessa?

Nos quatro cantos do estado tem uma galera massa no corre pra comunicar e transformar o próprio território. Aqui você vai conferir ações, eventos, debates e oportunidades pra fortalecer! 

Salve, salve! Peço licença pra chegar e já me apresento: sou Jeniffer Oliveira, jornalista periférica, com experiência em diferentes áreas da comunicação. Os Corres do Mapa nasceu da inquietação de fazer com que os corres dos coletivos de comunicação que compõem o Mapa da Mídia independente e popular de Pernambuco sejam vistos em mais territórios. A gente sabe que muita coisa boa é produzida por aí, mas pouca gente conhece, então, bora fazer os corres circularem? 

Se liga que a newsletter é quinzenal e vai chegar quentinha no teu e-mail todas as quartas-feiras, a partir das 9h.

Ibura Mais Cultura no debate com ministro
Começamos falando sobre a articulação importante para avançar na garantia de direitos da população preta e periférica que rolou na última semana. O coletivo
Ibura Mais Cultura recebeu o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, para apresentar, sobretudo, a necessidade de olhar para o racismo ambiental existente no território. O encontro aconteceu na Associação dos Moradores de Tancredo Neves e reuniu outros coletivos do bairro, entidades da sociedade civil e moradores atingidos pelas chuvas de 2022, que sofrem até hoje com as consequências da tragédia (anunciada).

Afoitas lança especial “Mentes ao Alvo”

O portal Afoitas lançou o especial Mentes ao Alvo que levanta o debate de como a violência armada e as mortes por arma de fogo causam impacto na saúde mental de jovens negros de periferia. Assinado pelas jornalistas Lenne Ferreira e Giovana Carneiro, o especial foi dividido em três reportagens que trazem depoimentos de jovens que sofrem com as consequências mentais desse tipo de violência e de especialistas, analisando o contexto das periferias brasileiras e pernambucanas.

Caranguejo Uçá e a pesca artesanal na Telesur
E tem coletivo sendo pauta internacional, viu? O
coletivo Caranguejo Uçá, foi destaque na rede de televisão venezuelana Telesur, falando sobre a luta da comunidade da pesca artesanal que vem sendo atacada pela poluição, pela falta de direitos e pelas condições precárias para realizar seu trabalho com dignidade. O material foi produzido pelo Núcleo de Comunicação Caranguejo Uçá diretamente para a rede que é reproduzida em mais de 60 países. 

11º Encontro de Artes Pão e Tinta

Pra quem gosta de cultura e arte, começa hoje (6), a partir das 12h, o 11° Encontro de Artes Pão e Tinta, na comunidade do Bode, no Pina. Com o tema Amarémangue, o festival tá com uma programação muito massa com oficinas, ações sociais, rodas de diálogo, mutirão de grafiti, apresentações culturais e muito mais. Tudo gratuito e aberto, é só chegar. Mas, se liga! É até domingo (10). 

Aniversário da Bigu Comunicativismo

Falando em arte, cultura e festa, a Bigu Comunicativismo está completando cinco anos de existência e, para comemorar, lançou uma programação com várias atividades no próximo sábado (09), a partir das 14h. E a festa vai ser grande. São mais de 10 horas de programação entre exibições de filmes, debates e música. Tá pra rolar muito hip hop, rap, coco e bregão. Essa festa bonita vai acontecer lá na sede da Bigu, na Rua do Bom Jesus, no Recife Antigo. 


Rádio Aconchego entrevista Yane Mendes 

E tem episódio novo do Almanaque Aconchego, da Rádio Comunitária Aconchego, saindo do forno no próximo domingo (10)! A equipe foi até a comunidade do Totó conversar com a cineasta periférica, educadora social e coordenadora da Rede Tumulto, Yane Mendes. A conversa girou em torno do debate da comunicação periférica e a garantia de direitos para a juventude e as comunidades da Região Metropolitana do Recife. A transmissão vai rolar pela rádio Frei Caneca, às 17h, e depois será disponibilizada na plataforma sonora.radioaconchego.org. O podcast é produzido por Martihene Oliveira, Kennedy Lacerda e Gus Cabrera, sempre trazendo o debate para discussões dos coletivos de comunicação da RMR. 

   | Tá rolando!

E claro que não poderiam faltar as oportunidades. Estamos ligados que toda e qualquer alternativa pra somar no fortalecimento do coletivo é válida. Então, bora nessa! 


Recentemente, o portal de jornalismo Notícia Preta lançou a Escola de Comunicação Antirracista, que vem para trazer soluções para o acesso à informação e o combate ao racismo. Lá, são oferecidos cursos gratuitos na área de comunicação e jornalismo, entre eles, Marketing Digital, Assessoria de imprensa, Comunicação Antirracista e História da imprensa Negra no Brasil. Pra se inscrever, é só acessar o site e escolher o curso. Bem rapidinho e tu já começa a aprender.


Nesse mês de setembro também tem o 4º Festival Fala!, um evento que apresenta debates sobre o futuro da mídia independente e seu papel na sociedade, trazendo como eixos centrais a comunicação popular, a cultura e o jornalismo de causas. De 21 a 23 de setembro, no Cais do Sertão, os comunicadores vão ter acesso a diversas mesas, oficinas, rodas de conversa e intervenções artísticas. As inscrições estão abertas e são gratuitas, perde não! 


E pra quem tá com saudade de se reunir num evento com todos os coletivos de comunicação do Recife e Região Metropolitana, temos boas novas: estamos planejando o segundo encontro do Mapa da Mídia Independente e Popular de PE. Tem muito coletivo chegando junto e esse é o momento de discutirmos a comunicação independente da região. No dia 18 de setembro, às 19h, vamos dialogar com os pares, compartilhar desafios e novas estratégias. Em breve divulgamos mais informações, fica ligado nas redes da Marco Zero


Por hoje é só, espero que tu acompanhe os próximos corres da comunicação independente por aqui comigo. A luta é gigante dentro desse sistema que tenta nos engolir de diferentes formas todo santo dia, mas bora resistir e se movimentar. Como Chico Science disse: “Que eu me organizando posso desorganizar”. Bora simbora se organizar pra desorganizar esse sistema elitista e excludente! Daqui a duas semanas eu tô de volta! 


Ah, e esse espaço é de nós todos, viu? Se tiver alguma pauta que acha massa entrar na news, manda a sugestão pra gente no e-mail mapadamidiape@marcozero.org. E não esquece de compartilhar nosso link com teus amigos!